SEO para loja virtual

DICAS PARA MELHORAR O POSICIONAMENTO DE SUA LOJA VIRTUAL NO GOOGLE

Quando você cria uma loja virtual, um site ou um blog, você tem que pensar em duas entidades distintas: uma o humano, e a outra o robô do Google.

As imagens, composição do texto, disposição do conteúdo na tela e outros recursos visuais têm a função de convencer o seu cliente “humano” a comprar seu produto. No entanto, para ter um bom posicionamento no Google e fazer com que esse humano chegue até sua loja virtual, você precisa primeiro convencer um outro cliente, o robô do Google.
Isto porque estar entre as 3 primeiras posições do Google vai garantir um grande volume de acessos à sua loja virtual. É claro que aqui estamos nos referindo à busca orgânica, ou seja, aquela que não é paga.

SEO (Search Engine Optimization) é exatamente o conjunto de técnicas utilizadas para “vender” sua página ao Google. Através de boas práticas é possível fazer com que o Google considere seu conteúdo mais relevante no resultado de uma determinada busca do que o conteúdo de seu concorrente, e assim te dê uma posição privilegiada no posicionamento de resultados na página.

Vamos a seguir enumerar alguma ações que podem conferir credibilidade e relevância a seus produtos e sua loja.

Veja aqui como otimizar a página de produtos para melhor posicionamento nos resultados do Google.

BACKLINKS

Para um bom posicionamento nos buscadores, quanto mais links externos, e de qualidade um site recebe, mais bem posicionado ele será no resultado bas buscas.
Links externos são links de outras páginas direcionando para o seu site. Mas atenção: não é muito relevante ter centenas de links em blogs, sites ou outros canais que não tenham autoridade no assunto.
É melhor ter um link em um grande site, como em uma matéria do G1 falando de seu mercado, do que 300 em outros lugares.

URLS AMIGÁVEIS

A url é o endereço de seu site que aparece na barra de navegação do navegador. Por exemplo, se sua url é um endereço compostos por “http://www.sualojavirtual.com.br/?categoria=1” ou “http://www.sualojavirtual.com.br/produto.php?3”, isso dificulta a identificação pelos buscadores e a relevância de sua página. O ideal é que seja http://www.sualojavirtual.com.br/categoria/nome_do_produto. Dessa forma fica fácil, tanto para o buscador quanto para seu cliente identificar qual é o conteúdo da página.

seo para loja virtual
URL NO NAVEGADOR

TÍTULO DA PÁGINA

Na maioria das plataformas de loja virtual, o título da página é o nome do produto, mas se por acaso em sua plataforma existir esse campo para ser preenchido, utilize o nome do produto.

META-DESCRIPTION

A meta description é uma descrição breve do conteúdo da página. Quando ela está preenchida, é o texto que se vê logo abaixo do título nas resposta de busca no Google e em outros buscadores. Quando ela não está presente, os buscadores pegam a primeira sequencia de textos do site e exibem em seu lugar. Em algumas plataformas ela é automaticamente preenchida pelo conteúdo da descrição breve do produto.

description seo para loja virtual
meta description – seo para loja virtual

CONTEÚDO

Tenha sempre um conte[údo de qualidade em sua loja virtual. Procure sempre manter uma descrição única em seus produtos, e busque conhecer quais são as palavras mais utilizadas pelo seu consumidor para encontrar o produto. Faça uso dessas palavars em seus títulos, na descrição dos produtos e na url.

CONCLUSÃO

Essas são apenas algumas dicas para a otimização de sua loja virtual. Existem outras relevantes, como tempo de carregamento da página, tratamento e otimização de imagens, inclusão de tags específicas para links e eimagens, etc. A otimização de imagem e técnicas melhoria no tempo de carregamento de sua página, trataremos no próximo post.
Veja aqui como otimizar a página de produtos para melhor posicionamento nos resultados do Google.

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