Otimização na Descrição de Produtos (SEO para Loja Virtual)

A importância da descrição dos produtos para o posicionamento de sua loja virtual nos mecanismos de busca.

Hoje fala-se muito na otimização de sites para mecanismos de busca (SEO ou Search Engine Optimization), visando melhorar o posicionamento no resultado das buscas orgânicas e reduzir os custos dos links patrocinados através de uma página relevante para os buscadores, em especial o Google.

Infelizmente a mesma ênfase não se dá quando se trata de lojas virtuais (SEO para loja virtual), ou talvez os donos de lojas virtuais não tenham se despertado para a importância de uma boa estratégia de SEO para sua loja virtual. É comum encontrarmos lojas em que a descrição do produto ignora características essenciais para a argumentação de venda, como também é muito comum lojas que simplesmente copiam e colam o texto dos fabricantes e até mesmo de concorrentes.

A seguir vamos listar alguns pontos que devem ser observados para uma boa estratégia de SEO para sua loja virtual.

A principio vamos tratar apenas do que é visto pelo usuário de sua loja virtual, e em um segundo momento trataremos do que é visto pelos buscadores.

1 – Nome do produto

O primeiro, como não poderia deixar de ser, é o nome do produto. O nome deve ser a maneira mais popular em que o produto é conhecido.

2 – Descrição dos produtos

Assim como o nome do produto, a descrição do produto também e de extrema importância. Imagine que a descrição do produto é o primeiro argumento que seu vendedor usaria no momento da venda. Ela deve ser esclarecedora e concisa, tendo o dever de prender a atenção de seu cliente e fazer com que ele identifique o produto como sendo a solução de seu problema, ou não. Nunca, mas nunca mesmo, em hipótese alguma, copie e cole a descrição do fabricante ou de algum concorrente. Além de depor contra a imagem de sua loja, o Google considerará o conteúdo duplicado e você dificilmente será incluido na lista de resultados de uma busca. Nada impede que você se inspire na descrição do fabricante ou do concorrente, mas fique atento às informações que são realmente importantes, e deixe a criatividade fluir.

3 – Imagens do produto

Detalhes visuais do produto são importantes para fornecer informações difíceis de serem descritas. Além do nome do produto ser relevante, o nome das imagens também podem contribuir para uma boa indexação de seu site pelo Google. Não use apenas códigos como nome da imagem, mas de preferência, utilize o mesmo nome que deu ao produto em todas as imagens, por exemplo: tenis-em camurca-branco-01.jpg, tenis-em-camurca-branco-02.jpg, e assim por diante. Algumas plataformas permitem colocar a descrição da imagem eum texto alternativo. Aproveite para usar estes campos para tornar a exibição da imagem ou do texto alternativo esclarecedor para seu cliente.

Existem alguns aspectos que não são visíveis ou não são percebidos diretamente na página, que são as meta-tags. As meta-tags são importantes para fornecer aos buscadores informações importantes, como sobre do que se trata a página, qual o resumo de seu conteúdo e o título.

Deixamos essas questões por último porque em grande parte das plataformas as meta-tags são preenchidas pelo conteúdo da página. Veja abaixo quais são elas:

1 – URL amigável

Apesar de não ser uma meta-tag, a url na maioria das vezes é composta pelo nome do produto e um código. URL é o endereço que aparece na barra de navegação de seu browser, e o ideal é que a partir dela já se tenha uma noção do que há na página.

2 – Título da página

Na maioria absoluta das plataformas de loja virtual, o título da página é o nome do produto, mas se por acaso em sua plataforma houver esse campo para ser preenchido, utilize preferencialmente o nome do produto.

3 – Meta-description

A meta description é uma descrição breve do conteúdo da página. Quando ela não é omitida, é o campo que se vê logo abaixo do título nas resposta de busca no Google e em outros buscadores. Quando ela não está presente, os buscadores pegam a primeira sequencia de textos do site e exibem em seu lugar. Em alguma plataformas ela é automaticamente preenchida pelo conteúdo da descrição breve.

4 – Meta Keywords

Esta meta-tag foi muito importante nos primórdios da prática de otimização de sites. Por ter sido mal utilizadas em muitos casos, alguns especialistas chegam a afirmar que ela não faz diferença alguma no posicionamento dos resultados de busca. Pelo sim ou pelo não, recomendo que se possível, seja preenchida com termos que realmente sejam relevantes na página de seu produto.

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